🫶🏻 5 itens simples que facilitam a rotina de famílias com crianças autistas
Ser mãe atípica é viver resolvendo desafios todos os dias, e com o tempo, a gente vai aprendendo que nem sempre são as grandes mudanças que fazem diferença, mas sim os pequenos ajustes na rotina.
Aqui em casa, alguns itens simples se tornaram indispensáveis, deixando o nosso dia a dia muito mais leve.
Hoje quero compartilhar com você 5 itens que realmente transformaram a nossa rotina e que quem sabe, podem ajudar outras famílias também.
🎧 1. Abafador de ruídos
Essa foi a primeira aquisição que fizemos assim que percebemos que o Noah se incomodava com barulhos e é, sem dúvida, um dos itens que mais usamos e que faz toda a diferença nas nossas saídas de casa.
O abafador de ruídos ajuda o Noah quando vamos a lugares movimentados como mercado, shopping, parques ou até mesmo quando vamos em casa de amigos, onde pode ter sons altos e muita conversa ao mesmo tempo.
Ele também usa dentro do carro, quando está mais sensível, na escola e até mesmo em casa quando eu preciso por exemplo ligar o aspirador de pó ou o liquidificador.
Com o abafador, ele consegue se sentir seguro e tranquilo, sem entrar em sobrecarga sensorial.
É um pequeno objeto, mas que proporciona um grande alívio tanto para ele quanto para nós, que conseguimos fazer essas atividades respeitando os limites dele.
💊 2. Remédio em supositório
Esse é um exemplo de adaptação que salva a rotina em momentos delicados.
O Noah tem uma seletividade alimentar severa e não aceita remédios orais de jeito nenhum, ele cospe ou vomita. Então, quando ele está doente, com febre, mal estar, a única forma de medicá-lo é usando supositório.
Claro que ele não gosta e não é fácil colocar, mas pelo menos conseguimos medicá-lo com segurança quando é necessário.
Essa é uma daquelas soluções que não parecem ideais, mas que funcionam na prática e isso é o que mais importa.
🔦 3. Cortador de unhas com lanterna
Desde bebê, o Noah nunca deixou cortarmos suas unhas acordado, então sempre fizemos isso enquanto ele dormia.
Mas conforme ele foi crescendo, passou a ser muito mais sensível à claridade, se acendermos a luz do quarto as chances de ele acordar são grandes.
A solução foi simples e genial: um cortador de unhas com lanterna embutida. É um pequeno detalhe que trouxe tranquilidade e praticidade. Com ele, conseguimos cortar as unhas no escuro, sem precisar acender a luz.
😴 4. Cortina blackout
O Noah geralmente dorme a noite toda sem problemas, o maior desafio aqui em casa está em conseguir fazer ele pegar no sono.
O quarto precisa estar completamente escuro, qualquer claridade que entre pela janela já é o suficiente para mantê-lo acordado, ele fica relutando para dormir, mesmo que esteja bocejando, cansado e com sono
Depois de algumas tentativas de cortinas (que se diziam ser blackout) finalmente encontramos uma que funcione.
Ela é um tecido (parece uma lona) que cola com velcro na janela, e foi a única que realmente bloqueou toda a luz ( e a mais barata também). Essa cortina blackout foi um divisor de águas aqui em casa.
Agora, não importa se é de dia ou à noite, o quarto fica totalmente escuro e o ambiente de sono ficou muito mais previsível e aconchegante.
🪥 5. Escova de dentes com três lados pasta de dente sem sabor
A escovação dos dentes era uma grande batalha por aqui, quando o Noah era menor ele simplesmente se recusava a escovar os dentes, eu tentava de todas as maneiras mas sem sucesso.
O Noah não tolerava o gosto das pastas de dentes convencionais e também se incomodava com a espuma na boca.
Mas tudo mudou quando descobrimos uma escova com três lados, que escova todos os lados dos dentes ao mesmo tempo, e uma pasta sem sabor e que não faz espuma.
Essas duas mudanças fizeram toda a diferença: a escovação ficou muito mais rápida, menos invasiva e muito mais tolerável para ele.
Hoje, conseguimos manter uma rotina de escovação duas vezes ao dia. Algo que antes parecia impossível se tornou um hábito normal para ele, pelo menos essa batalha já está vencida!
💖 O acolhimento começa dentro de casa
Esses cinco itens podem parecer simples, mas cada um deles representa observação, adaptação, acolhimento e amor.
Ao observarmos nossos filhos com atenção, conseguimos encontrar soluções que tornam o cotidiano mais leve e funcional, e cada pequena vitória conta.
Se alguma dessas ideias puder ajudar outra família, então já valeu a pena compartilhar.
Com carinho, Michele Leite Mãe do Noah e sua companheira de jornada 💙
A importância de observar: como entender e estimular seu filho autista a partir do comportamento dele
Como usar o olhar atento do dia a dia para decifrar interesses, motivações e transformar traços do seu filho em oportunidades reais de aprendizado em casa.
Como lidar com a exaustão emocional sendo mãe atípica: dicas práticas e acolhimento
A maternidade atípica pode ser desafiadora e exaustiva. Descubra estratégias simples e acolhedoras para lidar com a sobrecarga emocional e viver essa jornada com mais leveza.